2014-10-14

Você sabe o que é Miojo? Nunca vi, nem comi. Eu só ouço falar.



É um fato que o macarrão instantâneo (AKA Miojo) é um dos alimentos mais conhecidos no mundo e também uma das refeições mais fáceis e rápidas de se fazer. A grande problemática desse revolucionário alimento é a quantidade de sódio (cerca de 1600mg*) e o valor energético altíssimo (cerca de 370Kcal**) que se assemelha a um cheeseburguer. Além disso, ainda há o hábito de incrementar o famigerado macarrão com ingredientes ainda mais calóricos como salsicha, ovo, calabresa, creme de leite, requeijão, etc...

Para diminuir essa bomba calórica há uma dica que quase ninguém sabe: em vez de comprar os pacotinhos individuais, compre aqueles pacotões de meio quilo sem tempero. Isso mesmo, aqueles que alguns delivery's de comida chinesa compram.

Qual o porquê disso?

Simples! O macarrão dos pacotinhos tradicionais possuem óleo em sua composição para ser "instantâneo" já os dos pacotões, não. Pode perceber que esses pacotões não tem a palavra "Instantâneo" estampada na embalagem. ;-)

Mesmo sem óleo na composição, o macarrão do pacotão fica pronto rápido porém em vez dos 3 minutos tradicionais, são 5 minutos de preparo. 2 minutos só fazem diferença pra quem tá com dor-de-barriga e precisa ir ao banheiro.... pra quem está com fome, não :-P

O único inconveniente desse macarrão do pacotão é que vem sem o tradicional tempero em pó mas isso é relativamente simples de contornar. No caso dos sabores tradicionais de galinha e carne basta dissolver meio tablete de caldo (de galinha ou carne) durante o cozimento. No caso do sabor tomate é mais simples ainda porque pode-se jogar molho pronto (aqueles de saquinho ou caixinha) por cima do macarrão depois que ele for pro prato.


* a recomendação diária de sódio é 2000 mg
** por embalagem de 85g



Nenhum comentário: