2015-03-10

Cartelização das vendas online

Tenho percebido um certo tipo de cartelização nas vendas online. Pesquisando TVs no Buscapé uma constante similaridade de preços entre lojas me saltou aos olhos mas de início deixei de lado esse fato. Mais tarde durante essa mesma pesquisa e com vários sites diferentes abertos percebi que o design de muitos era igual mudando somente a logomarca e as cores predominantes. Foi então que eu comecei a agrupar as janelas por similaridade e juntamente com uma pesquisa rápida cheguei à conclusão que:

  • Extra, Casas Bahia e Ponto Frio são a mesma rede
  • Americanas, Submarino, Shoptime e Soubarato são a mesma rede
  • Girafa, Magazine Luiza, Fnac, Walmart e Ricardoeletro são individuais e independentes

Não suficiente, percebi que em alguns sites destas redes os produtos possuem uma pequena indicação do tipo: Vendido e entregue por X. Onde X às vezes é a própria loja da grande rede (preço menor) e às vezes é uma outra loja online que está usando o Know-how da grande rede de lojas para vender seu produto (preço maior).

Ainda não consegui identificar se esse "jogo" de comércio eletrônico é bom ou ruim ao consumidor mas de qualquer forma essas redes e lojas não sobreviveriam sem lucro. É melhor ficar atento.

Nenhum comentário: