2013-02-22

P2P all in one

Quem lembra do falecido Napster? Ou melhor, quem lembra o que era o Napster?

O Napster era um programa de compartilhamento de arquivos pear-to-pear (ponto-a-ponto). O que ele fazia era simplesmente conectar dois computadores que tivessem o Napster ativo.

Todo mundo se divertiu usando o Napster para baixar músicas de computadores ao redor do mundo. Ele sumiu e após ele muitos outros vieram... cada um com a sua rede/codificação particular de compartilhamento até que...

Alguém pensou em criar um único programa P2P que em vez de ter sua própria rede, conectasse em todas as outras e assim surgiu o Shareaza.

Com o passar do tempo, os fabricantes dos programas foram literalmente caçados pela justiça e acabaram desaparecendo porém, o Shareaza se manteve. O motivo? Remanescentemente(existe essa palavra?) ele usa 3 redes que não há como justiça nenhuma tirar do ar. Duas delas são mais antigas que o próprio Napster.

Enquanto as outras redes usavam um modo centralizado de controle de computadores interconectados a antiga rede Gnutela forma uma espécie de "teia de boatos". Como funciona isso? De um modo simplificado a explicação é essa: Quando você usa o Shareaza para procurar um arquivo, o computador A(seu computador) pergunta ao B se ele tem tal arquivo e por sua vez o computador B pergunta ao computador C e assim vai... quando algum computador diz que tem o arquivo o computador A se conecta diretamente a este computador e inicia a transferência. Desse modo, enquanto existir um computador ligado sempre haverá a chance da Gnutela existir.

Mesmo com essa implacabilidade da justiça dos direitos autorais o Shareaza se manteve e como tudo que tem sucesso, acaba adquirindo inimigos e interesseiros. Com o Shareaza não foi diferente. Depois de um tempo eles acabaram perdendo o endereço de internet padrão (shareaza.com) para uns "golpistas" que hoje usam  esse endereço para difundir um clone do Shareaza cheio de vírus. Se você quer baixar o Shareaza original só há um lugar, no Sourceforge: http://shareaza.sourceforge.net

Calma, as coisas não são 100% boas. A rede Gnutela é muito antiga e como tudo que é velho tem "manhas" de uso. É como a panela de arroz da sua avó. Você nunca vai conseguir fazer o mesmo arroz de primeira.

A rede Gnutella (uma das que o Shareaza usa) não tem segurança nenhuma! Um exemplo prático disso é simples: usando qualquer programa que conecte na rede Gnutella faça uma procura por "Microsoft Office" e você verá inúmeras respostas que o tamanho do arquivo nem passa de 1MB e aí? Você fica feliz em ter um Office menor que um mega? Você acha que isso existe?? É claro que é uma fraude!!! Ou é um instalador de porcarias ou mesmo um vírus.

Com um pouco de cuidado é possível baixar de tudo com o Shareaza pois o programa ao usuário definir quais pastas do computador ele vai compartilhar(no meu caso "filmes" e "mp3") na rede e do mesmo modo há usuários compartilhando de tudo... desde programas até receitas de bolo em formato PDF.

Enfim, o Shareaza é um ótimo programa mas precisa de duas coisas simples para usar: anti-vírus e bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PS: TODOS os comentários irão para aprovação.